segunda-feira, 8 de março de 2010

Cinematiquices - Óscares 2010

E o grande derrotado da noite foi Avatar. Depois de todos os recordes batidos, Avatar chegava aos Óscares como o grande favorito. Transformou-se numa "Torre de Babel" do Cinema, supera recordes de bilheteira e orçamentos, mas perdeu. Perdeu para um filme que passou despercebido no mundo inteiro,  que não teve distribuidora e que nunca um filme nomeado tivera tão pouca assistência nas salas de cinema em todo o mundo. Refiro-me, obviamente, a Estado de Guerra. A crítica foi unânime em considerá-lo um grande filme. Bigelow ainda se torna na 1ª mulher a receber o óscar de Melhor Realização. Estado de Guerra arrecadou no total seis óscares. Avatar arrecada três óscares, todos eles nas categorias técnicas.
Tarantino vê só um óscar, segundo o próprio, ser atribuído à sua "obra-prima". Christopher Waltz sai vencedor na categoria de Melhor Actor Secundário, num desempenho magnífico e genial em Sacanas Sem Lei. Sem surpresa é o óscar de Melhor Actriz para Sandra Bullock no filme Um Sonho Possível, num registo dramático surpreendente, pouco vulgar na actriz (excepção para 28 Dias), destornando assim Meryl Streep, nomeada pela 16ª vez e premiada 2 vezes. Mas Meryl Streep já não precisa de óscares, já está na "estratosfera" do cinema e que, segundo muitos é a maior actriz viva de Hollywood o que na minha opinião não sofre qualquer tipo de hipérbole.
Sem surpresa, Jeff Bridges vence a categoria de Melhor Actor em Crazy Heart, num filme que esteve para ir directamente para DVD, numa categoria em que dificilmente ganharia George Clooney que não é, de todo, um actor brilhante, mas sim um actor eficaz.
Mo'Nique leva para casa o óscar de Melhor Actriz Secundária por Precious. O mesmo filme é vencedor do Melhor Argumento Adapatado. Up vence no Melhor Filme de Animação.
Surpresa foi o vencedor do Melhor Filme Estrangeiro para El Secreto de Sus Ojos (Argentina) destornando o favorito O Laço Branco de Michael Haneke, vencedor em Cannes. Parece-me que o Cinema Europeu está a perder terreno nos EUA para o Cinema da América Latina.
Na apresentação, Alec Baldwin e Steve Martin que, apesar de terem estado muito longe da apresentação do ano passado feita por Hugh Jackman, conseguiram causar algum entretenimento.
Aqui fica a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme
Estado de Guerra
Melhor Actor
Jeff Bridges - Crazy Heart
Melhor Actriz
Sandra Bullock - Um Sonho Possível
Melhor Realizador
Kathryn Bigelow - Estado de Guerra
Melhor Filme Estrangeiro
El Secreto de Sus Ojos, Argentina
Actor Secundário
Christoph Waltz, Sacanas Sem Lei
Actriz Secundária
Mo'Nique, Precious
Argumento Original
Mark Boal, Estado de Guerra
Argumento Adaptado
Geoffrey Fletcher, Precious
Filme de Animação
Up, Pete Docter
Direcção Artística
Avatar
Melhor Guarda-Roupa
The Young Victoria
Melhor Maquilhagem
Star Trek
Melhor Cinematografia
Avatar
Melhor Documentário
The Cove
Efeitos Visuais
Avatar
Edição de Som
Estado de Guerra
Mistura de Som
Estado de Guerra
Edição de Filme
Estado de Guerra
Banda-sonora Original
Up
Canção Original
The Weary Kind, Crazy Heart

Sem comentários:

Enviar um comentário